segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aula 18/04/2011

Texto: CULTURA, SOCIEDADE, ARTE E EDUCAÇÃO NUM MUNDO PÓS-MODERNO
Arthur D. Efland
A discussão desta aula foi com respeito a este texto de Efland, sua abordagem está sobre o aparecimento de mercado cultural internacional, e que isso às vezes é igualado a modernidade ocidental – o que porém é dirigido por forças econômicas muito mais fortes que o Ocidente.
Num primeiro momento é tratado o elitismo do modernismo cultural (em que desenfatizavam o folclórico e as tradições populares, tanto das culturas ocidentais como das não ocidentais, como sendo carentes de significação cultural) e depois trata da pós-modernidade cultural e de um Mercado Cultural Internacional. O que na pós-modernidade tudo é considerado arte, o que na visão modernista é extremamente exclusiva. No pós-modernismo a linha entre formas de arte erudita e não-erudita desaparece. Já a questão do mercado, é citado que o mundo está unido por um meio de um único mercado cultural internacional, o que leva a uma hegemonia cultural, (pessoas perdem aspectos de sua identidade cultural tradicional), ele chama isso de cultura pop.
E finaliza com a questão desafiadora da Arte-Educação Pós-Moderna, uma educação voltada à criticidade, à reflexão, a autonomia. Uma educação pós-moderna que enfatiza a habilidade de se interpretar as obras de arte sob o aspecto de seu contexto social e cultural como principal resultado da instrução. Outro ponto relevante é de que as crianças também devem ser encorajadas a serem originais no seu fazer artístico.

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