segunda-feira, 13 de junho de 2011

Atividade intermidiática - Plano de Aula aluno Sérgio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS

CURSO: EDUCAÇÃO MUSICAL – LICENCIATURA – ENSINO MUSICAL ESCOLAR
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL, TECNOLOGIAS E MÍDIAS



PLANO DE AULA

1)      TEMA: Música: ‘Só mais uma canção de Natal’.

2)      OBJETIVOS:
            Proporcionar aos alunos, o aprendizado da letra e melodia, a três vozes, de uma 'inédita música' com tema ou mensagem relacionados ao Natal, por meio da assimilação de uma linguagem musical básica e prática, bem como promover de forma lúdica, criativa e consciente, a  apreciação e interdisciplinariedade entre as artes 'plástica e musical'.
  • Promover com essas ações, o desenvolvimento dos aspectos de memorização, afinação, ritmo e internalização musical (ouvido interno) através do processo escuta-repetição.
  • Executar de maneira organizada e sensível, gestos com o utilizo e/ou manipula­ção de materiais específicos – luzes artificiais; conforme suscita a mensagem da música, sob regência ou 'ações combinadas', sendo estas, parte do arranjo da música a ser trabalhada.
  • Proporcionar de forma exemplificável, estética, ‘sensitiva’ e flexível, um pensamento crítico-reflexivo em relação aos verdadeiros significados, e valores Natalinos.

           
3)      MOTIVAÇÃO: Utilização de materiais que despertam a participação, tais como: objetos luminosos - mine-lanternas (luzes) coloridas ornamentadas; Exposição de objetos artísticos, imagens (esculturas) bem como uma confecção (ao vivo), por um artista plástico convidado, de uma escultura (imagem) durante a aula e apresentação de um vídeo em data-show, todos relacionados ao tema ou mensagem da música.


4) MATERIAL DIDÁTICO:
Note book; aparelho de data-show; violão, teclado, letra da música (Xerox), Luzes ou mine lanternas, argila (em barra), Presépio (em argila e madeira entre outros) mesa(s) para expo­sição das imagens.


5) DESENVOLVIMENTO DA AULA:

            Acolhimento ou recepção dos alunos. Acolhimento e cumprimento de boas vindas ao visitante (Artista Plástico), apresentação deste aos alunos e explicação de sua presença na aula. (05 min.)
            Exposição de um presépio, (explicando inclusive sua origem ou história) expla­nando seus respectivos significados e representações por meio de um breve relato e a exibição de vídeo em data-show. Breve explicação da utilidade e manuseio da argila (material moldável). Início da confecção da peça ou imagem em argila. (20 min.)
            Após recepção e organização das disposições dos alunos em seus devidos lugares (separação por 'naipe' ou classificação de vozes) dos alunos já pré-selecionados, será feito um breve aquecimento com alongamentos e vocalizes. Logo após será entregue a cada aluno a letra da música ‘Só mais uma canção de Natal’ (10 min.)
            Entregue a letra da musica, farão uma leitura ritmada da mesma, isto é, da maneira como é cantada, porém sem a melodia e logo após ouvirão uma breve explicação visando a contextualização da mensagem da letra da música – possível propiciação de diálogo referente ao tema (luzes, Estrela Guia, Reis Magos, Menino Jesus, etc). (15 min.)
            Em seguida será aplicado como exercício de fixação 'rítmica e literária' e melódica da música, por meio do processo de imitação (escuta-repetição) com vistas a corrigir afina­ção, intensidade e possíveis adequações entre outros. Nesse momento os alunos serão moti­vados e (de certa forma) 'provocados' a executar a música, para isso, trechos melódicos serão tocados e cantados frase por frase e eles deverão escutar atentamente para que em seguida cantem da mesma maneira (25 min.). Distribuição das luzes – mine lanternas. (05 min.)
      Para conclusão da aula, será 'ministrada' a execução completa da música (do início ao fim), mesclando esta à dinâmica desenvolvida, pretendendo assim cominar com  ápice ou meta final, ou alcance pretendidos da aula, ao tempo em que, até o término da execução da música será apresentada a escultura artística confeccionada em sala. (10 min.)


6) PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS: Aula de motivação utilizando-se de materiais atrativos – objetos luminosos, artes esculturais, vídeos, slides entre outros; Aula prática com realização de exercícios melódicos e rítmicos para a internalização e apreciação musical e artes plásticas, bem como a observação de conceitos dos verdadeiros significados e valores Natalinos.


            7) RESUMO:

  • Recepção dos alunos e visitante (cumprimento de boas vindas)
  • Exposição do presépio - breve relato de origem e história, vídeo e manuseio da argila.
  • Organização dos alunos por 'naipe' de vozes, aquecimento e vocalizes, entrega da letra da música,
  • Leitura ritmada - breve contextualização da mensagem da letra da música.
  • Fixação melódica, acertos finais entre dinâmica, ritmo, harmonia e melodia por meio da prática imitativa.
  • Distribuição das luzes – mine lanternas.
  • Execução completa da música
  • Apresentação da escultura artística.


8) TEMA DE REFLEXÃO: A reflexão do próprio tema com o aprendizado, não somente dos aspectos técnicos musicais, mas sim a essência da mensagem em tela, relacionados ao Natal, com propiciação da criatividade de forma lúdica, consciente, despertando também para a interdisciplinariedade entre as artes. 


9)     AVALIAÇÃO: Será de modo diagnóstico (no decorrer da aula), observando os quesitos: participação, interesse, disciplina e internalização dos conceitos trabalhados.


           O QUE ENSINAR? 

           A letra e melodia, a três vozes, de uma 'inédita música' com tema ou mensagem relacionados ao Natal, bem como, a reflexão do próprio tema como aprendizado, envolvendo e propiciando aos alunos: a Arte-Educativa sob a forma da Proposta Triangular – Experimentação Informação e Contextualização e, não somente os aspectos técnicos-musicais supramencionados, mas primordialmente, com vistas à essência da mensagem em tela, relacionados ao Natal, com a propiciação da criatividade de forma lúdica, consciente, despertando também para a apreciação e a interdiscipli­nariedade entre as artes ('plástica e musical').



            COMO ENSINAR?

            Inicialmente após dar início ao Desenvolvimento proposto da aula visando seguir, dentro de uma real e viável possibilidade, sistematicamente o roteiro proposto, conforme explicitado nos itens Resumo e Motivação supramencionados, enfatizando e/ou aplicando de forma constante, e em (alguns) momentos específicos, simultaneamente, os meios intermidiáticos acima referidos, propor­cionando assim uma maior atração e um 'crescente' interesse e participação durante o transcorrer da aula, levando-os à não só, ou simplesmente, condiciona-los à uma mera reprodução automática da música, mas sim despertando nesses alunos, além do conhecimento, a capacidade de pensar e refletir sobre o tema proposto, contemplando assim a Proposta Triangular – Experimentação Informação e Contextualização.
     


           
PARA QUE ENSINAR?

            Além de oportunizar aos alunos o aprendizado dos aspectos técnicos-musicais e da arte-educação, por meio da apreciação musical e uma das modalidades das artes plásticas, levando-os a  processarem as informações transmitidas, gerando conhecimento e a capacidade de pensar e refletir sobre o tema proposto, e, quando, de preferência, ao ser implementado tal planejamento de aula em época propícia para tal (no Natal), após a devida experimentação e informação, visando assim, com a observação e reflexão sobre os conceitos dos verdadeiros significados e valores Natalinos, a contextualização. Portanto, entendo assim, que seria esta uma proposta de experiência, conforme  padrões estéticos que propõe John Dwey.

                      
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário